Podemos definir o livro numa acepção mais ampla, como sendo todo e qualquer dispositivo através do qual uma civilização grava, fixa, memoriza para si e para a posteridade o conjunto de seus conhecimentos, de suas descobertas, de seus sistemas de crenças e os vôos de sua imaginação. Ou, num contexto mais moderno, segundo palavras do próprio Lucien Febvre (Martin, 1992:15): livro é o instrumento mais
poderoso de que pode dispor uma civilização para concentrar o pensamento disperso de seus representantes e conferir-lhe toda a eficácia, difundindo-o rapidamente no tecido social, com um mínimo de custos e de dificuldades. Sua função primordial é ''conferir [ao pensamento] um vigor centuplicado, uma coerência completamente nova e, por isso
mesmo, um poder incomparável de penetração e de irradiação".

(Arlindo Machado, no ensaio "Fim do livro?")

sábado, 18 de setembro de 2010

OS FAMOSOS E O DUENDE DA MORTE

POR FÁBIO AUGUSTO STEYER

Hoje pela manhã, durante a programação do II Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, na UNIVATES, em Lajeado - RS, tive a oportunidade de participar de debate com o escritor Ismael Caneppele, autor do livro "Os famosos e o duende da morte", cuja adaptação cinematográfica, de mesmo nome, tem arrebatado prêmios e mais prêmios por onde passa, em todo o mundo.

O jovem escritor, na sua fala, instigou a platéia sobre uma série de temas extremamente importantes no mundo contemporâneo. Os prós e contras da internet, com seus "tempos líquidos e espaços fluídicos", a necessidade de rever o conceito de literatura no mundo das novas tecnologias, a importância de o meio acadêmico (no caso, a UNIVATES) dar espaço a um autor que (ainda) não é canônico, etc.
Também assistimos ao filme, certamente a melhor experiência cinematográfica que tive neste ano de 2010.
Não é à toa que ele tem recebido tantos prêmios...
O enredo: um adolescente que mora numa cidade de interior se sente completamente deslocado daquela realidade, de onde quer fugir. Os planos longos e fixos, com lentos movimentos de câmera, a neblina, os silêncios e a opção da direção de fotografia e da trilha sonora do filme dão o tom perfeito para essa opressão. Três gerações se contrapõem: a do adolescente, a da mãe e a dos avós, que vivem todos numa cidade de imigração alemã no interior do Rio Grande do Sul.
É a Lajeado da adolescência de Ismael, como ele mesmo diz, com todas as suas experiências e vivências. Quem é do Vale do Taquari (meu caso) reconhece o "espírito" da região na própria composição da montagem, e também em questões mais óbvias como o típico sotaque dos descendentes de alemães que vivem na região, as locações e a voz de Paulo Rogério, locutor da Rádio Independente, noticiando os falecimentos do dia. Mas o filme poderia se passar em qualquer lugar do mundo. Suas personagens poderiam estar "vivendinho" nos Campos Gerais do Paraná, por exemplo. É universal, tanto na temática quanto na forma com que se utiliza da linguagem cinematográfica para questionar coisas fundamentais do ser humano.
Restam três opções para a personagem principal sair daquele mundo que a oprime: navegar pela internet, sair da cidade pela estrada (atravessar a ponte) ou então se suicidar, na mesma ponte, que serve de cenário para boa parte do filme...
O belíssimo plano final não nos dá resposta alguma. Especialmente se esperamos uma resposta definitiva.
Resta dizer, conforme afirma o próprio autor do livro, que o mais importante da obra é a seguinte frase:
"Estar perto não é físico."
Será?
Cabe ao leitor refletir.
O certo é que é impossível ficar indiferente a esta magnifíca experiência cinematográfica.
Vou correndo comprar o livro...

CLIQUE AQUI E VEJA O TRAILER DO FILME

sábado, 4 de setembro de 2010

Misto de improviso e sorte marcaram a Independência

DA GAZETA DO POVO
04/09/2010

Apesar de a Independência ter sido declarada em 1822, demorou nove anos para que o Brasil deixasse efetivamente de pertencer aos domínios de Portugal: só em 1831, com a abdicação do imperador dom Pedro I, é que os brasileiros sentiram, na prática, o que significou o grito de independência ou morte. Antes de dom Pedro largar o poder, o país – mesmo em sua suposta liberdade – continuou sendo governado por um imperador que se dividia entre os interesses brasileiros e portugueses. Com a morte do pai dele, dom João VI, em 1826, por exemplo, a Cons­tituição lusitana foi aplicada por aqui também.
Dom Pedro quis manter um pé em cada canoa e isso contribuiu para desgastar a figura dele durante o primeiro reinado. Ele ainda estava de olho, ao mesmo tempo, nos futuros tronos de Brasil e Portugal. Tanto que aqui deixou seu filho e lá conseguiu tornar imperadora a filha mais velha, Maria da Glória, que ficou com o título de Maria II. “Dom Pedro rapidamente se converte de herói a vilão. Depois do grito da independência, ele é coroado em 1.º de dezembro. É o grande herói nacional celebrado no país inteiro. Mas sua índole autoritária e seu romance com a amante Marquesa de Santos ajudam a enfraquecer sua imagem”, afirma o jornalista Laurentino Gomes, que acaba de lançar o segundo livro sobre a His­tória do Brasil. O novo título é 1822, em que o autor analisa um período de 13 anos, do retorno de dom João VI a Portugal, em 1821, até a morte de dom Pedro I, em 1834.
Seria mesmo dom Pedro capaz de morrer pelo Brasil, como prometeu no dia 7 de setembro? Laurentino acredita que sim, “porque ele era brasileiro de coração”. Devido às circunstâncias políticas da época, contudo, ele acaba sendo obrigado a cuidar também dos interesses de Portugal. “É uma opção difícil que o deixa fragilizado diante dos brasileiros. Ele vai a Portugal em 7 de abril de 1831 para enfrentar o irmão mais novo, dom Miguel, que havia dado um golpe para chegar ao poder. Ele recupera o trono e o entrega a sua filha”, diz.
“O livro mostra que Brasil era este que ficava para trás com o retorno de dom João VI a Portugal. Eu teria razões suficientes para acreditar, ao ver o país em 1822, que ele seria inviável na sua forma atual.”
O livro 1822, de Laurentino Gomes, traz detalhes da História pouco conhecidos pelos brasileiros. Um deles é o fato de dom Pedro I ter tido 20 filhos em relações extraconjugais e ter reconhecido a paternidade de todos eles. “Era um pai amoroso que trocava cartas com todos. Só que na monarquia as pessoas, antes de serem de carne e osso, eram instituições do Estado. O que quero dizer é que o fato de ele deixar no Brasil, com 5 anos, o filho dom Pedro II foi feito se pensando que ali ficava o futuro imperador do Brasil”, diz Laurentino Gomes.
Já a mulher de dom Pedro, Leopoldina de Bragança e Bourbon, envelheceu 30 anos somente os nove anos em que ficou no Brasil. Além de ter se enganado ao pensar que chegaria no paraíso (aqui sofreu com o calor e os mosquitos), ela cai em depressão ao saber que o marido tinha diversas amantes. “Em uma viagem para a Bahia, o imperador leva a amante [Marquesa de Santos] no mesmo barco e Leopoldina tem de suportar a situação. Depois a marquesa vira dama da imperatriz. Imagine Leopoldina tendo de aguentar a presença desta mulher até na hora de ir dormir”, comenta.
A partir da saída de dom Pedro I, o Brasil começa a sua independência com a regência provisória, de 1831 a 1840. Esse período é marcado por rebeliões sangrentas, como a Revolução Farroupilha, a Cabanagem e a Sabinada. Em 1840, dom Pedro II assume a coroa pelo golpe da maioridade (tinha 14 anos na época) e foi o primeiro imperador nascido no Brasil a comandar o país. “Ele é um homem muito diferente do pai. Não era intempestivo, aventureiro e boêmio. Pelo contrário, era estudioso e muito preocupado com a própria imagem”, explica. O resto da história deste jovem imperador fica em suspense, por enquanto, porque Laurentino pretende lançar, daqui a três anos, outro livro com o título 1889, que vai falar de dom Pedro II e da Proclamação da República no Brasil.
A Independência
O quadro de Pedro Américo, pintado por encomenda do governo imperial para retratar a Independência, é de fato uma construção mitológica. O Brasil estava às vésperas da Pro­clamação da República e a monarquia estava fragilizada, por isso dom Pedro I precisava aparecer limpo e imponente na pintura para ter uma boa imagem diante da opinião pública. Na verdade, a cena não aconteceu. No lugar do cavalo, ele estava montado em uma mula, que era o jeito correto de fazer uma viagem na época; vestia roupas simples parecidas com a dos tropeiros e estava com dor de barriga porque tinha ingerido alguma comida estragada em Santos. “Essa é a cena verdadeira, é mais brasileira e próxima do que de fato aconteceu. Não por isso, menos importante”, cita Lau­rentino.
A notícia ocorrida em território paulista foi espalhada lentamente pelo vasto território brasileiro – em Santa Catarina, por exemplo, demorou dois meses para chegar. Apesar de ter ocorrido em 7 de setembro, o dia da Indepen­dência é comemorado, na Bahia, na data em que houve a expulsão das tropas portuguesas do país, em 2 de julho de 1823.
Ideia imatura
O primeiro caso que influencia os rumos para a Independência é o retorno de dom João a Portugal. Ele vai embora e deixa o país falido, pois havia esvaziado os cofres do Banco do Brasil. Não havia mais exército nem navios. Existia, sim, uma grande chance de o Brasil se dividir em três ou quatro países independentes, como ocorreu na América Espanhola. Mas aconteceu justamente o contrário: com a Indepen­dência, mesmo que não planejada, o Brasil ficou unido. “Digo no livro que a Independência foi uma espécie de combinação da sorte, improvisação do acaso com alguma sabedoria”, diz Laurentino.
Há muita improvisação. Dom Pedro I vai a Minas Gerais em março de 1822 para apaziguar a província que ameaçava se separar do Brasil. Depois consegue o mesmo feito em São Paulo e Rio de Janeiro. “Digo que ele assegura a fidelidade [com a promessa de Independência] com o que eu chamo de coração do Brasil”, explica.
A sorte foi grande porque o Brasil tinha um destacamento militar português que poderia ter se rebelado, mas aceitou o grito de liberdade. Dom Pedro, porém, tinha apenas 23 anos, era inexperiente e ousado demais, por isso contou com a sabedoria da esposa, Leopoldina de Bragança e Bour­bon, e com o fiel José Bonifácio de An­­drada e Silva. O projeto de Boni­fácio consistia em deixar o poder centralizado na figura de um rei, após a Independência, já que o contrário poderia gerar uma guerra civil com resultados muito mais violentos. E mesmo assim houve combates, como a Confe­­deração do Equador, em 1824, para tornar Pernambuco independente. A insatisfação foi resultado também do fato de o imperador dissolver a Constituinte de 1822 e criar outra em 1824 a seu bel-prazer.
O Brasil nunca teve um projeto concreto de Independência, pois a maioria das forças brasileiras desejava continuar fazendo parte do Reino Unido (Brasil, Portugal e Algarves), porque, do ponto de vista econômico, era mais rentável ter abertura com o mercado europeu. Para Laurentino, esta união, mesmo que entre países independentes, existe simbolicamente até hoje por meio da cultura, da música e da novela. “Todos os anos atravessam o oceano 220 mil portugueses e brasileiros em viagem de turismo ou negócios. O Reino Unido, de certa forma, deu certo.”

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

LISTA COMPLETA DOS INDICADOS AO PRÊMIO JABUTI 2010

ROMANCE


"SE EU FECHAR OS OLHOS AGORA" (RECORD) - EDNEY SILVESTRE

"OUTRA VIDA" (OBJETIVA) - RODRIGO LACERDA

"LEITE DERRAMADO" (COMPANHIA DAS LETRAS) - CHICO BUARQUE

"OS ESPIÕES" (OBJETIVA) - LUIS FERNANDO VERISSIMO

" GOLPE DE AR" (EDITORA 34) - FABRÍCIO CORSALETTI

"SINUCA EMBAIXO D'ÁGUA" (COMPANHIA DAS LETRAS) - CAROL BENSIMON

"O ALBATROZ AZUL" (NOVA FRONTEIRA) - JOÃO UBALDO RIBEIRO

"O FILHO DA MÃE" (COMPANHIA DAS LETRAS) - BERNARDO CARVALHO

"A PASSAGEM TENSA DOS CORPOS" (COMPANHIA DAS LETRAS) - CARLOS DE BRITO E MELLO

"O BOI NO CAFÉ" (EDITORA IMEPH) - SÉRGIO VIOTTI



::CONTOS E CRÔNICAS

"HISTÓRIAS QUE OS JORNAIS NÃO CONTAM" (AGIR) - MOACYR SCLIAR

"EU PERGUNTEI PRO VELHO SE ELE QUERIA MORRER (E OUTRAS HISTÓRIAS DE AMOR)" (7LETRAS) - JOSÉ REZENDE JR.

"MEU AMOR" (EDITORA 34) - BEATRIZ BRACHER

"PAULICÉIA DILACERADA" (FUNPEC-EDITORA) - MÁRIO CHAMIE

"CRÔNICAS INÉDITAS 2" (COSAC NAIFY) - MANUEL BANDEIRA

"A MÁQUINA DE REVELAR DESTINOS NÃO CUMPRIDOS" (EDITORA DIMENSÃO) - VÁRIO DO ANDARAÍ

"A CIDADE ILHADA" (COMPANHIA DAS LETRAS) - MILTON HATOUM

"NÃO TENHO CULPA QUE A VIDA SEJA COMO ELA É" (AGIR) - NELSON RODRIGUES

"FORÇA ESTRANHA" (OBJETIVA) - NELSON MOTTA

"CRÔNICAS DA VIDA E DA MORTE" (ROCCO) - ROBERTO DAMATTA



::REPORTAGEM

"OLHO POR OLHO-OS LIVROS SECRETOS DA DITADURA" (RECORD) - LUCAS FIGUEIREDO

"CONVERSAS DE CAFETINAS" (ARQUIPÉLAGO EDITORIAL) - SÉRGIO MAGGIO

"O LEITOR APAIXONADO- PRAZERES À LUZ DO ABAJUR" (COMPANHIA DAS LETRAS) - RUY CASTRO

"A ROTATIVA PAROU!" (CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA) - BENÍCIO MEDEIROS

"ELEIÇÕES NA ESTRADA : JORNALISMO E REALIDADE NOS GROTÕES DO PAÍS" (PUBLIFOLHA) - EDUARDO SCOLESE E HUDSON CORRÊA

"VIAGEM AO CREPÚSCULO" (CASA DAS MUSAS) - SAMARONE LIMA DE OLIVEIRA

"O MUNDO NÃO É PLANO - A TRAGÉDIA SILENCIOSA DE 1 BILHÃO DE FAMINTOS" (EDITORA SARAIVA) - JAMIL CHADE

"IMPRENSA E O DEVER DA LIBERDADE" (EDITORA CONTEXTO) - EUGÊNIO BUCCI

"ELES FORAM PARA PETRÓPOLIS- UMA CORRESPONDÊNCIA VIRTUAL NA VIRADA DO SÉCULO" (COMPANHIA DAS LETRAS) - IVAN LESSA E MÁRIO SÉRGIO CONTI

"HONORÁVEIS BANDIDOS - UM RETRATO DO BRASIL NA ERA SARNEY" (GERAÇÃO EDITORIAL LTDA) - PALMÉRIO DÓRIA

"BINLADENISTÃO- UM REPÓRTER BRASILEIRO NA REGIÃO MAIS PERIGOSA DO MUNDO" (EDITORA ILUMINURAS LTDA) - LUIZ ANTÔNIO ARAUJO



::POESIA

"PASSAGEIRA EM TRÂNSITO" (RECORD) - MARINA COLASANTI

"SANGRADAS ESCRITURAS" (STAR PRINT) - REYNALDO JARDIM SILVEIRA

"SONETO ANTIGO" (THESAURUS EDITORA DE BRASÍLIA LTDA) - ANDERSON BRAGA HORTA

"LAR" (COMPANHIA DAS LETRAS) - ARMANDO FREITAS FILHO

" POESIA REUNIDA - EUCLIDES DA CUNHA" (FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP) - LEOPOLDO M. BERNUCCI E FRANCISCO FOOT HARDMAN (ORGS.)

"O SEXO VEGETAL" (EDITORA ILUMINURAS LTDA.) - SERGIO MEDEIROS

"A COR DA PALAVRA" (IMAGO EDITORA) - SALGADO MARANHÃO

"SAGRAÇÃO DO ALFABETO" (SCORTECCI EDITORA) - LEONOR SCLIAR-CABRAL

"SOB O CÉU DE SAMARCANDA" (EDITORA BERTRAND BRASIL LTDA) - RUY ESPINHEIRA FILHO

"PALAVRAS CÚMPLICES - VERSOS & REVERSO" (FUNDAÇÃO WALDEMAR ALCÂNTARA) - BEATRIZ ALCÂNTARA



::INFANTIL

"CARVOEIRINHOS" (COMPANHIA DAS LETRAS) - ROGER MELLO

"OS HERDEIROS DO LOBO" (COMBOIO DE CORDA/GRUPO SM) - NELSON CRUZ

"O LOBO" (MANATI PRODUÇÕES EDITORIAIS LTDA) - GRAZIELA BOZANO HETZEL

"BICHOS" (ALETRIA - NÚMERO DE REGISTRO NA CBL: 52563) - RONALDO SIMÕES COELHO

"A VISITA DOS 10 MONSTRINHOS" (COMPANHIA DAS LETRAS) - ANGELA-LAGO

" O DIA EM QUE TODOS DISSERAM NÃO" (GLOBAL EDITORA) - NELSON CRUZ

"OS ESCORPIÕES CONTRA O CÍRCULO DE FOGO" (GLOBAL EDITORA) - IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO

"TEMPO DE VOO COMBOIO DE CORDA" (GRUPO SM) - BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS

"BICHO DE SETE CABEÇAS E OUTROS SERES FANTÁSTICOS" (COMPANHIA DAS LETRAS) - EUCANAÃ FERRAZ

"A NOSSA CASA É ONDE A GENTE ESTÁ / SAIBA TODO MUNDO FOI NENÉM" (DBA DÓREA BOOKS AND ART ARTES GRÁFICAS LTDA) - ARNALDO ANTUNES, DULCE HORTA, ALICE RUIZ, CELESTE MOREAU ANTUNES, EDITH DERDYK, JOÃO BANDEIRA, PAULO TATIT E SUELY GALDINO

"O NOME DO FILME É AMAZÔNIA" (EDITORA DIMENSÃO) - PAULINHO ASSUNÇÃO





::JUVENIL

"MARGINAL À ESQUERDA" (RHJ) - ANGELA-LAGO

"DO CORAÇÃO DE TELMAH" (ARTES E OFÍCIOS) - LUÍS DILL

"BABEL HOTEL" (EDITORA SCIPIONE SA) - LUIZ BRAS

"AVÓ DEZANOVE E O SEGREDO DO SOVIÉTICO" (COMPANHIA DAS LETRAS) - ONDJAKI

"SOU EU!" (EDITORA SCIPIONE SA) - JOÃO GILBERTO NOLL

"O DIA EM QUE LUCA NÃO VOLTOU" (COMPANHIA DAS LETRAS) - LUÍS DILL

"AV. PAULISTA" (EDIÇÕES SESC SP E EDITORA COSACNAIFY) - CARLA CAFFÉ

"MINHAS ASSOMBRAÇÕES" (EDELBRA) - ANGELA-LAGO

"BILI COM LIMÃO VERDE NA MÃO" (COSAC NAIFY) - DÉCIO PIGNATARI

"PIVETIM" (EDIÇÕES SM) - DÉLCIO TEOBALDO

"COM CERTEZA TENHO AMOR" (GLOBAL EDITORA) - MARINA COLASANTI

"DO JEITO QUE A GENTE É" (EDITORA ATICA SA) - MÁRCIA LEITE

"SOFIA E OUTROS CONTOS" (SARAIVA S/A LIVREIROS EDITORES) - LUIZ VILELA





::ARQUITETURA E URBANISMO, FOTOGRAFIA, COMUNICAÇÃO E ARTES

"BRASILIANA ITAÚ - UMA GRANDE COLEÇÃO DEDICADA AO BRASIL" (CAPIVARA EDITORA) - PEDRO CORRÊA DO LAGO

"ATHOS BULCÃO" (FUNDAÇÃO ATHOS BULCÃO) - PAULO HUMBERTO LUDOVICO DE ALMEIDA

"OLHAR E FINGIR: FOTOGRAFIAS DA COLEÇÃO M+M AUER" (MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO) - MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO

"POUSSIN: RESTAURAÇÃO: HYMENEUS TRAVESTIDO ASSISTINDO A UMA DANÇA EM HONRA A PRÍAPO" (IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A) - MARINILDA BERTOLETE BOULAY - DIREÇÃO EDITORIAL

"ÉTICA, JORNALISMO E NOVA MÍDIA: UMA MORAL PROVISÓRIA" (JORGE ZAHAR EDITOR LTDA) - CAIO TÚLIO COSTA

"CIDADE ERRANTE. ARQUITETURA EM MOVIMENTO" (EDITORA SENAC SÃO PAULO) - MARTA BOGÉA

"MARIA MARTINS - ESCULTORA DOS TRÓPICOS" (ARTVIVA EDITORA) - GRAÇA RAMOS

"SERTÃO SEM FIM" (TERRABRASIL) - ARAQUÉM ALCÂNTARA PEREIRA

"COLEÇÃO PRIMEIRAS OBRAS" (IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A) - IVAN CABRAL

"IMPRESIONES DE CARYBÉ EN SUAS VISITAS A BENIN 1969 Y 1987 = IMPRESSÕES DE CARYBÉ EM SUAS VISITAS A BENIN 1969 E 1987 EDIÇÃO BILÍNGUE ESPANHOL/PORTUGUÊS" (IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A) - CECÍLIA SCHARLACH

"LAGOA RODRIGO DE FREITAS" (ANDREA JAKOBSSON ESTÚDIO EDITORIAL LTDA.) - AUGUSTO IVAN DE FREITAS PINHEIRO E ELIANE CANEDO



::TEORIA/CRÍTICA LITERÁRIA

"A CLAVE DO POÉTICO" (COMPANHIA DAS LETRAS) - BENEDITO NUNES

"A VINGANÇA DE HILEIA: EUCLIDES DA CUNHA, A AMAZÔNIA E A LITERATURA MODERNA" (FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP) - FRANCISCO FOOT HARDMAN

"O CONTROLE DO IMAGINÁRIO & A AFIRMAÇÃO DO ROMANCE" (COMPANHIA DAS LETRAS) - LUIZ COSTA LIMA

"JUÓ BANANÉRE: IRRISOR, IRRISÓRIO" (EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, NANKIN EDITORIAL) - CARLOS EDUARDO S. CAPELA

"CINZAS DO ESPÓLIO" (RECORD) - IVAN JUNQUEIRA

"ISMAEL NERY E MURILO MENDES: REFLEXOS" (UFJF/MAMM) - LEILA MARIA FONSECA BARBOSA E MARISA TIMPONI PEREIRA RODRIGUES

"PARA LER FINNEGANS WAKE" (EDITORA ILUMINURAS LTDA.) - DIRCE WALTRICK DO AMARANTE

"O QUADRADO AMARELO" (IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A) - ALBERTO DA COSTA E SILVA

"PARA A HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO (TOMOS I E II)" (EDUEL) - VANDERCI AGUILERA (ORGANIZADORA)

"AS ARMADILHAS DO SABER: RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE" (EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) - CLEUSA RIOS PINHEIRO PASSOS





::PROJETO GRÁFICO

"IGREJA E CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DA BAHIA" (VERSAL EDITORES LTDA. E ODEBRECHT) - CARINA FLEXOR

"CIÊNCIA, HISTÓRIA E ARTE: OBRAS RARAS E ESPECIAIS DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" (EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) - REX DESIGN

"ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - EDIÇÃO COLECIONADOR" (COSAC NAIFY) - PAULO ANDRÉ CHAGAS E LUCIANA FACCHINI

"RICO LINS: UMA GRÁFICA DE FRONTEIRA" (SOLISLUNA DESIGN EDITORA) - RICO LINS (RICARDO BRANDÃO ESPELITA LINS)

"O TEATRO DE ORNITORRINCO - ED. ESPECIAL" (IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A) - CHRISTIANE TRICERRI E VICTOR NOSEK

" MULHERES DO BRASIL - WOMEN OF BRAZIL" (MAGMA CULTURAL) GABRIEL MATARAZZO

" FOTOGRAFIAS: MAUREEN BISILLIAT" (INSTITUTO MOREIRA SALLES) - RUTH VLOTZEL (ESTÚDIO INFINITO)

"100 ANOS: ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS" (IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A) - CEZAR DE ALMEIDA

"HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO" (COSAC NAIFY) - ELAIN RAMOS E MARIA CAROLINA SAMPAIO

"A PAISAGEM E O OLHAR, POR SYLVIA AMÉLIA DE ORLEANS E BRAGANÇA" (LUSTE EDITORES) - ADRIANA FERNANDES E ELI SUMIDA

"AS ARTES DE CARYBÉ = LAS ARTES DE CARYBÉ" (IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A) - VIA IMPRESSA EDIÇÕES DE ARTE - CARLOS MAGNO BONFIM



::ILUSTRAÇÃO DE LIVRO INFANTIL OU JUVENIL

"ABECEDÁRIO DE AVES BRASILEIRAS" (WMF MARTINS FONTES) - GERALDO VALÉRIO

"NO REINO DOS PREÁS, O REI CARCARÁ" (ELEMENTAR PUBLICAÇÕES E EDITORA LTDA) - MATEUS RIOS

"O LOBO" (MANATI PRODUÇÕES EDITORIAIS LTDA) - NAIR ELISABETH DA SILVA TEIXEIRA

"MARGINAL À ESQUERDA" (RHJ) - ANGELA-LAGO

"A ÁRVORE DO BRASIL" (EDITORA PEIRÓPOLIS LTDA) - NELSON CRUZ

"JÁ JÁ: A HISTÓRIA DE UMA ÁRVORE APRESSADA" (EDITORA ATICA SA) - PAULO REA

"O TAMANHO DA GENTE" (EDITORA AUTÊNTICA) - MANOEL VEIGA

"O PASSARINHO QUE NÃO QUERIA SER CANTOR" (EDITORA SALAMANDRA) - LTDA LUIZ MAIA

"AGORA EU ERA" (COMPANHIA DAS LETRAS) - LAERTE

"A GRANDE INVASAO" (PANDA BOOKS) - BERNARDO CARVALHO

"A INTERESSANTE ILHA DUKONTRA" (COMPANHIA DAS LETRAS) - MARCELO CIPIS

"ARAPUCA" (EDITORA POSITIVO) - LTDA DANIEL CABRAL



::CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLOGIA E INFORMÁTICA

"OBRA CIENTÍFICA DE MARIO SCHÖNBERG: VOLUME 1 - 1936 A 1948" (EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) - MARIO SCHÖNBERG; AMÉLIA IMPÉRIO HAMBURGER (ORG.)

"LINGUAGENS FORMAIS: TEORIA, MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO" (BOOKMAN EDITORA) - MARCUS VINÍCIUS MEDENA RAMOS, JOÃO JOSÉ NETO E ÍTALO SANTIAGO VEGA

"MATEMÁTICA E NATUREZA" (EDITORA LIVRARIA DA FÍSICA) - MICHEL JANOS

"MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTO" (ELSEVIER EDITORA LTDA E CAMPUS) - EDSON BIM

"SUPERSIMETRIA APLICADA À MECÂNICA QUÂNTICA: ESTUDO DA EQUAÇÃO DE SCHRÖDINGER" (FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP) - ELSO DRIGO FILHO

"TEORIA DA MEDIDA" (EDITORA DA UNICAMP) - MAURO S. DE F. MARQUES

"ÁGUA - MÉTODOS E TECNOLOGIA DE TRATAMENTO" (EDITORA EDGARD BLÜCHER LTDA E HENFIBRA TECNOLOGIA EM SANEAMENTO) - CARLOS A. RICHTER

"O CAMINHO PARA A FÍSICA QUÂNTICA" (EDITORA LIVRARIA DA FÍSICA) - NELSON B. MAIA

"QUÍMICA VERDE: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES (EDUFSCAR) - VÂNIA GOMES ZUIN / ARLENE G. CORRÊA (ORG.)

"TÓPICOS EM TEORIA QUÂNTICA DOS CAMPOS" (EDITORA LIVRARIA DA FÍSICA) - NAMI FUX SVAITER, GABRIEL MENEZES E MARTIN APARICIO ALCALDE





::EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA E PSICANÁLISE

"CADERNOS SOBRE O MAL" (CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA) - JOEL BIRMAN

"O TEMPO E O CÃO" (BOITEMPO EDITORIAL) - MARIA RITA KELH

"CULTURA E PSICOLOGIA-QUESTÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO ADULTO" (EDITORA HUCITEC) - MARTA KOHL DE OLIVEIRA

"DICIONÁRIO DO PENSAMENTO DE SÁNDOR FERENCZI ELSEVIER" (EDITORA LTDA E FAPESP) - HAYDÉE CHRISTINNE KAHTUNI / GISELA PARANÁ SANCHES

" DIREITO À EDUCAÇÃO: ASPECTOS CONSTITUCIONAIS" (EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) - NINA BEATRIZ STOCCO RANIERI; SABINE RIGHETTI

"INDISCIPLINA E DISCIPLINA ESCOLAR FUNDAMENTOS PARA O TRABALHO DOCENTE" (CORTEZ EDITORA) - CELSO DOS SANTOS VASCONCELLOS

"REFORMA PSIQUIÁTRICA: AS EXPERIÊNCIAS FRANCESA E ITALIANA" (EDITORA FIOCRUZ) - ISABEL C. FRICHE PASSOS

"BRASIL ARCAICO, ESCOLA NOVA: CIÊNCIA, TÉCNICA & UTOPIA NOS ANOS 1920-1930" (FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP) - CARLOS MONARCHA

"CONFLITOS NA ESCOLA: MODOS DE TRANSFORMAR: DICAS PARA REFLETIR E EXEMPLOS DE COMO LIDAR" (IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO) - S/A CLAUDIA CECCON, CLAUDIUS CECCON, MAZDA EDNIR, BOUDEWIJN VAN VELZEN E DOLF HAUTVAST

"A PSICANÁLISE NAS TRAMAS DA CIDADE" (CASA DO PSICÓLOGO) - BERNARDO TANIS E MAGDA GUIMARÃES KHOURI





::DIDÁTICO E PARADIDÁTICO

"UMA HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA" (EDITORA MODERNA LTDA) - WALTER FRAGA E WLAMYRA R. DE ALBUQUERQUE

"ALMANAQUE DOS SENTIDOS" (EDITORA MODERNA LTDA) - CARLA CARUSO

"COLEÇÃO GIRA MUNDO" (EDITORA IBPEX) - EDITORA IBPEX

"ANTES E DEPOIS DE CHARLES DARWIN- COMO A CIÊNCIA EXPLICA A ORIGEM DAS ESPÉCIES" (EDITORA HARBRA LTDA) - NELSON HENRIQUE CARVALHO DE CASTRO

"NO INÍCIO DOS TEMPOS" (EDITORA TERCEIRO NOME) - SUELI VIEGAS

"A ESCOLA E A LETRA" (BOITEMPO EDITORIAL) - FLÁVIO AGUIAR E OG DÓRIA (ORGANIZADORES)

" O BRASIL PÕE A MESA" (EDITORA MODERNA LTDA) - VERA VILHENA E CÂNDIDA VILARES

"VONTADE DE SABER MATEMÁTICA (6º AO 9º ANO)" (EDITORA FTD S/A) - PATRICIA ROSANA MORENO PATARO E JOAMIR ROBERTO DE SOUZA

"BIOLOGIA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA" (EDITORA SCIPIONE SA) - SÍDIO MACHADO

"SORRISO DA LINGUAGEM: BRINCADEIRAS E JOGOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" (EDIÇÕES LOYOLA) - PAULO NUNES DE ALMEIDA





::ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

"TRABALHO FLEXÍVEL, EMPREGOS PRECÁRIOS?: UMA COMPARAÇÃO BRASIL, FRANÇA, JAPÃO" (EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) - NADYA ARAUJO GUIMARÃES; HELENA HIRATA; KURUMI SUGITA

"SHAKESPEARE E A ECONOMIA" (JORGE ZAHAR EDITOR LTDA) - GUSTAVO HENRIQUE BARROSO FRANCO E HENRY W. FARNAM

"O REVERSO DA LOGÍSTICA E AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO BRASIL" (EDITORA IBPEX) - EDELVINO RAZZOLINI FILHO E RODRIGO BERTÉ

"ANÁLISE DE DADOS- MODELAGEM MULTIVARIADA PARA TOMADA DE DECISÕES" (ELSEVIER EDITORA LTDA E CAMPUS) - LUIZ PAULO FÁVERO/ PATRÍCIA BELFIORE/ FABIANA LOPES DA SILVA / BETTY LILIAN CHAN

"OS ANOS DE CHUMBO: ECONOMIA E POLÍTICA INTERNACIONAL NO ENTREGUERRAS" (FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP E EDIÇÕES UNICAMP) - FREDERICO MAZZUCCHELLI

"O TERCEIRO XADREZ: COMO AS EMPRESAS MULTINACIONAIS NEGOCIAM NAS RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS" (EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) - GILBERTO SARFATI

"BIOCOMBUSTÍVEIS. ENERGIA DA CONTROVÉRSIA" (EDITORA SENAC SÃO PAULO) - RICARDO ABRAMOVAY

"SUSTENTABILIDADE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. GUIA PARA O AMANHÃ" (EDITORA SENAC SÃO PAULO E TERRA DAS ARTES) - MARCO ANTONIO FUJIHARA, FERNANDO GIACHINI LOPES ( ORGANIZADORES)

"CAPITALISMO TARDIO E SOCIABILIDADE MODERNA" (FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP E EDIÇÕES FACAMP) - JOÃO MANUEL CARDOSO DE MELLO E FERNANDO NOVAIS

"INTERFACES" (EDITORA SARAIVA) - JOSÉ ALBERTO ARANHA





::DIREITO

"PROCESSO CIVIL MODERNO V. 1 - PARTE GERAL E PROCESSO DE CONHECIMENTO" (EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS) - JOSÉ MIGUEL GARCIA MEDINA, TERESA ARRUDA ALVIM WAMBIER

"DIREITO DAS COMPANHIAS - VOL 1 E 2" (EDITORA FORENSE LTDA E GEN) - ALFREDO LAMY FILHO E JOSÉ LUIZ BULHÕES PEDREIRA E COL.

"CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO: CONSTITUIÇÃO E CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL" (EDITORA SARAIVA) - REGINA HELENA COSTA

" A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E A FUNÇÃO JUDICIAL NO CONTEMPORÂNEO ESTADO DE DIREITO" (EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS) - RODOLFO DE CAMARGO MANCUSO

"CONTRATOS EMPRESARIAIS: CONTRATOS DE CONSUMO E ATIVIDADE ECONÔMICA" (EDITORA SARAIVA, FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS) - TERESA ANCONA LOPEZ, RUY ROSADO DE AGUIAR JÚNIOR (COORD.)

"A CONSTITUIÇÃO NA VIDA DOS POVOS - DA IDADE MÉDIA AO SÉCULO 21" (EDITORA SARAIVA) - DALMO DE ABREU DALLARI

"CONTRATOS - DIREITO CIVIL E EMPRESARIAL" (EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS) - VERA HELENA DE MELLO FRANCO

"COMPÊNDIO DE PROCESSO PENAL - CURSO COMPLETO" (EDITORA MANOLE HERÁCLITO) - ANTÔNIO MOSSIN

"PROVA" (EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS) - LUIZ GUILHERME MARINONI, SERGIO CRUZ ARENHART

"RESPONSABILIDADE CIVIL" (EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS) - ROSA MARIA DE ANDRADE NERY E ROGÉRIO DONNINI

"COMENTÁRIOS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988" (EDITORA FORENSE LTDA E GEN) - JORGE MIRANDA,WALBER DE MOURA AGRA E PAULO BONAVIDES





::BIOGRAFIA

"EUCLIDES DA CUNHA: UMA ODISSEIA NOS TRÓPICOS" (ATELIÊ EDITORIAL) - FREDERIC AMORY

"NEM VEM QUE NÃO TEM - A VIDA E O VENENO DE WILSON SIMONAL" (EDITORA GLOBO S.A.) - RICARDO ALEXANDRE

"CARLOS CHAGAS: UM CIENTISTA DO BRASIL" (EDITORA FIOCRUZ) - SIMONE PETRAGLIA KROPF E ALINE LOPES DE LACERDA

"BENDITO MALDITO - UMA BIOGRAFIA DE PLÍNIO MARCOS" (LEYA) - OSWALDO MENDES

" PADRE CÍCERO- PODER, FÉ E GUERRA NO SERTÃO" (COMPANHIA DAS LETRAS) - LIRA NETO

"CABEZA DE VACA" (COMPANHIA DAS LETRAS) - PAULO MARKUN

"A LETRA BRASILEIRA DE PAULO CÉSAR PINHEIRO - UMA JORNADA MUSICAL" (CASA DA PALAVRA PRODUÇÃO EDITORIAL) - CONCEIÇÃO CAMPOS

"CHIQUINHA GONZAGA: UMA HISTÓRIA DE VIDA" (JORGE ZAHAR EDITOR LTDA E INSTITUTO MOREIRA SALLES) - EDINHA DINIZ

"ORQUESTRA TABAJARA DE SEVERINO ARAUJO" (COMPANHIA EDITORA NACIONAL) - CARLOS HENRIQUE CORAUCCI

"TÔNIA CARRERO: MOVIDA PELA PAIXÃO (COLEÇÃO APLAUSO ESPECIAL)" (IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A) - TÂNIA CARVALHO





::CAPA

"O RESTO É RUÍDO- ESCUTANDO O SÉCULO 20" (COMPANHIA DAS LETRAS) - RETINA _ 78

"ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - EDIÇÃO COLECIONADOR" (COSAC NAIFY) - LUCIANA FACCHINI E PAULO ANDRÉ CHAGAS

"SALAS E ABISMOS" (COSAC NAIFY) - ZOT DESIGN
RARA DIAS, ANA CAROLINA CARNEIRO, PAULA DELECAVE

"DENDÊ. SÍMBOLO E SABOR DA BAHIA" (EDITORA SENAC SÃO PAULO) - ANTONIO CARLOS DE ANGELIS/ FOTO MARISA VIANNA

"OS ESPIÕES" (OBJETIVA) - AMANDA FRIEDMAN

"O DESAFIO BIOGRÁFICO: ESCREVER UMA VIDA" (EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) - CAROLINA SUCHEUSKI

"FALSAS MEMÓRIAS: FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS E SUAS APLICAÇÕES CLÍNICAS E JURÍDICAS" (ARTMED EDITORA) - PAOLA MANICA

"J. GUINSBURG, A CENA EM AULA: ITINERÁRIOS DE UM PROFESSOR EM DEVIR" (EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) - GUSTAVO SOARES

"OS 13 PORQUÊS" (EDITORA ÁTICA SA) - CHRISTIANO DO NASCIMENTO MENEZES

"VILLA - LOBOS ERROU?" (ALGOL EDITORA) - CAROLINA AIRES SUCHEUSKI





::CIÊNCIAS HUMANAS

"VIVER EM RISCO" (EDITORA 34) - LUCIO KOWARICK

"A LUTA PELA ANISTIA" (IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A) - HAIKE R KLEBER DA SILVA - ORGANIZADORA

"CULTURA COM ASPAS" (COSAC NAIFY) - MANUELA CARNEIRO DA CUNHA

"PAISAGENS PÓS-URBANAS - O FIM DA EXPERIÊNCIA URBANA E AS FORMAS COMUNICATIVAS DO HABITAR" (ANNABLUME) - MASSIMO DI FELICE

"LIVRO DE HORAS (MS. FERNANDO I : PORTUGAL)" (IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A) - CECÍLIA SCHARLACH - COORDENAÇÃO EDITORIAL

"VIDA VÍCIO VIRTUDE" (EDITORA SENAC SÃO PAULO / COEDIÇÃO: EDIÇÕES SESC SP) - ADAUTO NOVAES (ORGANIZADOR)

"COLEÇÃO FRANCESES NO BRASIL - SEC 16 E 17" (FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO) - VILLEGAGNON, ANDRÉ THEVET, JEAN DE LEVY E YVES D'EVREUX

"UM ENIGMA CHAMADO BRASIL" (COMPANHIA DAS LETRAS) - ANDRÉ BOTELHO, LILIA MORITZ SCHWARCZ

"REPENSANDO O BRASIL DO OITOCENTOS" (CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA) - JOSÉ MURILO DE CARVALHO E LÚCIA BASTOS (ORGS.)

"DELEUZE, A ARTE E A FILOSOFIA" (JORGE ZAHAR EDITOR LTDA) - ROBERTO MACHADO

"CAPITAIS MIGRANTES E PODERES PEREGRINOS: O CASO DO RIO DE JANEIRO" (PAPIRUS EDITORA) - BARBARA FREITAG





::CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS DA SAÚDE

"CLÍNICA MÉDICA" (EDITORA MANOLE, MEDICINA - USO, HC-FMUSP) - MILTON DE ARRUDA MARTINS, FLAIR JOSÉ CARRILHO, VENÂNCIO AVANCINI FERREIRA ALVES, EUCLIDES AYRES DE CASTILHO, GIOVANNI GUIDO CERRI E CHAO LUNG WEN

"TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS" (EDITORA ATHENEU) - JULIO C. VOLTARELLI, RICARDO PASQUINI E EUZA T. T. ORTEGA

"TRATADO DE HEPATOLOGIA" (EDITORA RUBIO) - ANGELO ALVES DE MATTOS / ESTHER BUZAGLO DANTAS-CORRÊA

"MANUAL DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PARA O RESIDENTE DE CIRURGIA" (EDITORA ATHENEU) - MANLIO BASILIO SPERANZINI, CLAUDIO ROBERTO DEUTSCH, OSMAR KENJI YAGI

"TRATADO DE CIRURGIA DO CBC" (EDITORA ATHENEU) - ROBERTO SAAD JUNIOR, RONALDO REIS VIANA SALLES, WALTER RORIZ DE CARVALHO, ACCYOLI MOREIRA MAIA

"MEDICINA LABORATORIAL PARA O CLÍNICO" (COOPMED) - ELZA SANTIAGO ERICHSEN, LUCIANA DE GOUVÊA VIANA, ROSA MALENA DELBONE DE FARIA E SILVANA MARIA ELOI SANTOS.

"TRATADO DE TÉCNICA OPERATÓRIA EM NEUROCIRURGIA" (EDITORA ATHENEU) - PAULO HENRIQUE PIRES DE AGUIAR, APIO CLAUDIO MARTINS ANTUNES, HÉLIO RUBENS MACHADO, MANOEL JACOBSEN TEIXEIRA E JOSÉ CARLOS ESTEVES VEIGA, RICARDO RAMINA

"TÉCNICAS EM ENDOSCOPIA DIGESTIVA" (EDITORA RUBIO) - ANGELO FERRARI JR.

"COLONOSCOPIA" (LIVRARIA SANTOS EDITORA COMÉRCIO E IMPORTAÇÃO LTDA) - MARCELO AVERBACH, PAULO CORRÊA

"INTERVENÇÕES CARDIOVASCULARES - SOLACI" (EDITORA ATHENEU) - AMANDA G.M.R. SOUSA, ALEXANDRE ABIZAID, MARCO MARTÍNEZ RÍOS, DANIEL BERROCAL, J. EDUARDO SOUSA





::TRADUÇÃO DE OBRA LITERÁRIA ESPANHOL-PORTUGUÊS

"PURGATÓRIO" (COMPANHIA DAS LETRAS) - BERNARDO AJZENBERG

"O LIVRO DE AREIA" (COMPANHIA DAS LETRAS) - DAVI ARRIGUCCI JR

"SUICÍDIOS EXEMPLARES" (COSAC NAIFY) - CARLA BRANCO

"O REINO DESTE MUNDO" (MARTINS EDITORA LIVRARIA LTDA) - MARCELO TÁPIA

"CEM ANOS DE SOLIDÃO" (EDITORA RECORD) - ERIC NEPOMUCENO

"DÁ PRA ACREDITAR?" (EDIÇÕES SM) - MARCOS BAGNO

"TRÊS TRISTES TIGRES" (EDITORA JOSÉ OLYMPIO) - LUÍS CARLOS CABRAL

"PELE E OSSO" (EDITORA ILUMINURAS LTDA) - WILSON ALVES-BEZERRA

"FLORES" (COSAC NAIFY) - JOSELY VIANNA BAPTISTA

"VIDA CONJUGAL" (COMPANHIA DAS LETRAS) - BERNARDO AJZENBERG





::TRADUÇÃO

"CANÇÃO DO VENERÁVEL" (EDITORA GLOBO S.A.) - CARLOS ALBERTO FONSECA

"TRABALHAR CANSA" (COSAC NAIFY) - MAURÍCIO SANTANA DIAS

"O LEÃO E O CHACAL MERGULHADOR" (EDITORA GLOBO S.A.) - MAMEDE MUSTAFA JAROUCHE

"HINO HOMÉRICO II A DEMÉTER" (ODYSSEUS EDITORA LTDA) - ORDEP SERRA

"FILOCTETES" (EDITORA 34) - TRAJANO VIEIRA

"AGAMÊMNON" (EDITORA GLOBO S.A.) - JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS LOHNER

"CANTOS ÓRFICOS E OUTROS POEMAS" (MARTINS EDITORA LIVRARIA LTDA) - AURORA FORNONI BERNADINI

"POESIA. GUILHERME IX DE AQUITÂNIA" (EDITORA UNICAMP) - ARNALDO SARAIVA

"FELICIDADE CONJUGAL" (EDITORA 34) - BORIS SCHNAIDERMAN

"A AUTOBIOGRAFIA DE ALICE B. TOKLAS" (COSAC NAIFY) - JOSÉ RUBENS SIQUEIRA

FURG PROMOVE EVENTO NACIONAL SOBRE HISTÓRIA DA LITERATURA

A FURG, de Rio Grande, RS, através de seu Mestrado em Letras, promove o IV Seminário Nacional de História da Literatura, entre os dias 13 e 15 de outubro.
Inscrições para comunicadores até 30 de setembro.
Mais informações no site do evento.


  Abaixo a programação geral:
13 DE OUTUBRO DE 2010 – QUARTA-FEIRA

TARDE
13h - Credenciamento
14h – Abertura oficial
14h30min – Conferência de abertura: “Estudos literários: princípio(s) e fim(ns) II”
Prof. Dr. Roberto Acízelo de Souza (UERJ)
Mediador: Prof. Dr. Carlos Alexandre Baumgarten (FURG)
Local: CIDEC-SUL - Campus Carreiros
16h – Intervalo
16h30min – Sessões de comunicação
Local: Pavilhão 1 - Campus Carreiros

NOITE
19h – Coquetel de lançamento de livros, revistas e anais – Promoção do PPGLetras/FURG e do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC/FURG):
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG – Série Traduções, Vol. 6. No reino da lenda , de Bertrand Bergeron. Tradução de Sylvie Dion e Danieli de Quadros;
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG – Série Traduções, Vol.7. As identidades migrantes (primeiro capítulo, p. 13-36), de Pierre Ouellet. Tradução de Luciano Moraes;
Revista Interfaces Brasil/Canadá, n. 11. Organização de Nubia Hanciau;
Pequena antologia da poesia quebequense. Organização de Nubia Hanciau, Sylvie Dion e Ignacio Neis.
CD-ROM com os Anais do III Encontro Nacional de Pesquisadores em Periódicos Literários Brasileiros (ENAPEL). Organização de Mauro Nicola Póvoas e Artur Emilio Alarcon Vaz;
Livro Insubmissão e mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010 (apoios PPGLetras/UFRGS, PPGLetras/FURG, UNILASALLE e CNPq), seguido de mesa-redonda com participantes do livro
20h – Mesa-redonda: Literatura e mobilidades culturais
Profa. Dra. Zilá Bernd (UFRGS)
Profa. Dra. Raquel Rolando Souza (FURG)
rofa. Dra. Nubia Jacques Hanciau (FURG)
Profa. Dra. Aimée Bolaños González (FURG)
Local: CIDEC-SUL - Campus Carreiros

14 DE OUTUBRO DE 2010 – QUINTA-FEIRA
TARDE
14h – Mesa-redonda: Literaturas luso-africanas contemporâneas
Prof. Dr. José Luís Giovanoni Fornos (FURG)
Profa. Dra. Inara de Oliveira Rodrigues (UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz/BA)
Prof. Dr. Emerson da Cruz Inácio (USP)
Mediador: Prof. Dr. Artur Emilio Alarcon Vaz (FURG)
Local: CIDEC-SUL - Campus Carreiros
16h – Intervalo
16h30min – Sessões de comunicação
Local: Pavilhão 1 - Campus Carreiros

NOITE
19h – Lançamento dos audiolivros Fronteira sul em contos, com a Profa. Cátia Goulart (UNIPAMPA) e Acad. Marcelo Duarte (UNIPAMPA), e a participação especial de Marco Antonio Xiru Antunes e Silvério Barcellos (coordenador musical do projeto, músico e discente do curso de Música/UFPel)
20h – Conferência: “Erico Verissimo na história da literatura brasileira: um lugar controvertido”
Profa. Dra. Maria da Glória Bordini (UFRGS)
Mediador: Prof. Dr. Mauro Nicola Póvoas (FURG)
Local: CIDEC-SUL - Campus Carreiros

15 DE OUTUBRO DE 2010 – SEXTA-FEIRA
TARDE
14h – Mesa-redonda: “Literaturas orais/literaturas da voz: história e histórias”
Profa. Dra. Vera Medeiros (UNIPAMPA)
Profa. Dra. Sylvie Dion (FURG)
Profa. Dra. Ana Lúcia Tettamanzy (UFRGS)
Mediadora: Profa. Dra. Rubelise da Cunha (FURG)
local: CIDEC-SUL - Campus Carreiros
16h – Intervalo
16h30min – Sessões de comunicação
Local: Pavilhão 1 - Campus Carreiros

NOITE
19h – Apresentação musical: Latino-América Duo (Alexandre Simon e José Daniel)
20h – Conferência de encerramento: “História da literatura e história do teatro: questões metodológicas”
Prof. Dr. João Roberto Faria (USP)
Mediadora: Profa. Dra. Marina de Oliveira (UFPel)
Local: CIDEC-SUL - Campus Carreiros