Podemos definir o livro numa acepção mais ampla, como sendo todo e qualquer dispositivo através do qual uma civilização grava, fixa, memoriza para si e para a posteridade o conjunto de seus conhecimentos, de suas descobertas, de seus sistemas de crenças e os vôos de sua imaginação. Ou, num contexto mais moderno, segundo palavras do próprio Lucien Febvre (Martin, 1992:15): livro é o instrumento mais
poderoso de que pode dispor uma civilização para concentrar o pensamento disperso de seus representantes e conferir-lhe toda a eficácia, difundindo-o rapidamente no tecido social, com um mínimo de custos e de dificuldades. Sua função primordial é ''conferir [ao pensamento] um vigor centuplicado, uma coerência completamente nova e, por isso
mesmo, um poder incomparável de penetração e de irradiação".

(Arlindo Machado, no ensaio "Fim do livro?")

domingo, 15 de agosto de 2010

Série de eventos marcará a celebração dos 120 anos de nascimento de Agatha Christie

DO CORREIO DO POVO - 15/08/2010

Uma série de eventos marcará a celebração dos 120 anos de nascimento da escritora Agatha Christie. Um festival está sendo organizado em Torquay, cidade natal da escritora, no Oeste da Inglaterra. Aqui no Brasil, a L&PM prepara o lançamento especial de um hotsite para os fãs da Rainha do Crime. Nele estarão informações sobre os quase 30 livros publicados na coleção Pocket, além de curiosidades em geral, como relação dos personagens mais importantes e um quiz para testar os conhecimentos do leitores internautas. O Festival de Torquay será realizado entre 12 e 19 de setembro.
Quem lembra da grande e eterna Dama do Crime, sabe que os rebentos mais expressivos da obra literária de Agatha Christie são, é claro, o detetive belga Hercule Poirot e a velhinha da cidadezinha inglesa (fictícia) St. Mary Mead, miss Jane Marple. Cada um, de seu modo, resolveram muitos e intrincados crimes, passaram para a galeria dos personagens mais famosos da história da literatura internacional e de uma certa maneira eclipsaram a lembrança de outros dois personagens, menos conhecidos, mas igualmente importantes da autora inglesa.
A dupla (e depois casal) Tommy e Tuppence já marcava presença em sua primeira aventura, "O Inimigo Secreto", de 1922. Este era o segundo título lançado de Agatha May Clarissa Mallowan, escrito logo após "O Misterioso Caso de Styles", publicado em 1920, a primeira investigação do bigodudo Poirot. A L&PM Editores, que está relançando toda a obra de Agatha Christie, curiosamente já publicou "Sócios no Crime" (com pequenas histórias da dupla e o título mais fraco da série) e a última aventura do casal, "Portal do Destino", que era inédita no Brasil. "O Inimigo Secreto", "Pressentimento Funesto" e "M ou N?" aguardam na fila."O Inimigo Secreto" é um dos melhores romances da autora. Começa com o naufrágio de um navio inglês, em plena guerra. Na hora de descer para o barco salva-vidas, a jovem chamada Jane Finn recebe um pacote misterioso das mãos de um homem desesperado. A busca pela jovem e pelo pacote marcarão a estreia de Tommy e Tuppence Beresford num caso intrincado que envolve segredos militares, espiões, traições, um político importante e um milionário americano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário